Trip to Auschwitz

22:10

Este é, sem dúvida, o post que mais queria partilhar convosco mas ao mesmo tempo o mais difícil de escrever. Sabem aquele sentimento agridoce, que é bom e mau a mesmo tempo? Foi isso que senti quando pus os pés no Campo de Concentração de Auschwitz. Era um dos meus maiores sonhos visitar este local. Senti-me mesmo bem em poder realizá-lo mas, por outro lado, o meu coração ficava cada vez mais pequenino à medida que percorria estes caminhos de terra batida. Na publicação de hoje, vou mostrar-vos algumas fotografias, partilhar a minha experiência, opinião e informações úteis.

Eu tive a feliz oportunidade de poder ter o meu namorado comigo nesta experiência. Era algo que queríamos muito visitar e conseguímos. Apanhamos o comboio às 6h40, em Katowice, e saímos em Oświęcim, a estação mais perto de Auschwitz, por volta das 7h30. Depois apanhamos um autocarro até ao Campo de Concentração porque estava a chover imenso - mas é possível ir a pé (+/- 20min).
Chegamos lá bem cedo para conseguirmos os bilhetes gratuitos visto que não pretendíamos ter um guia. Ao contrário do que dizem, sim, é possível visitar Auschwitz gratuitamente. Só têm de fazer como nós, chegar lá bem cedo! A entrada gratuita é possível até às 10h30 mas convém ir o mais cedo possível para conseguirem os bilhetes gratuitos, visto que as filas da bilheteira são enormes! Depois de terem os bilhetes, é só viverem aquela experiência ao máximo e estarem preparados para tudo...


Há lugares que nos fazem sentir pequeninos. E este é um deles. Não vou entrar em ideologias políticas nem nada que se pareça, mas é triste ver como as pessoas conseguem ser "manipuladas" de tal forma que acabam por cometer este tipo de crimes. O Campo de Concentração de Auschwitz é real, o holocausto existiu, tudo o que está lá é verdadeiro. É por isso que nos sentimos tão mal quando visitamos este local. Porque aconteceu mesmo. E o ambiente que se sente no ar e em cada canto é arrepiante.
Por falar em arrepios, o momento que mais me marcou foi quando visitei uma cave que se encontra por baixo de um barracão. Há locais em que não é permitido fotografar nem filmar por respeito às vítimas, e essa cave foi um deles. A cave era composta por várias "celas" fechadas, na verdade, eram pequenas câmaras de gás onde colocavam lá as pessoas. Vocês podem chegar perto de cada uma dessas celas e espreitar pelo buraquinho da porta. Numa das celas, o vidro desse buraco estava partido e, quando espreitámos por ele, sentimos uma brisa tão fria que ficamos arrepiados durante imenso tempo! Foi horrível.


Espero que tenham gostado deste post e que as informações que partilhei convosco tenham sido úteis. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem saber mais informações sobre como visitar o Campo de Concentração de Auschwitz podem entrar em contacto comigo através do e-mail, caixa de comentários ou redes sociais.
Vemo-nos no próximo post!

You Might Also Like

34 Comments

  1. Confesso que não será um sítio que quero visitar. Até me arrepiei só das fotos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrepiante é mesmo a palavra certa para este local!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não consigo imaginar o que aquelas pessoas passaram, custa-me tanto acreditar como alguém consegue ser tão cruel. De certeza que foi uma experiência que te marcou e que não vais esquecer. Mil beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Partilho da mesma opinião que tu. Não consigo arranjar uma explicação lógica para aquilo que os possa ter levado a fazer isto...

      Beijinhos, querida!

      Eliminar
  3. Nossa, conhecer esse lugar deve ter sido uma experiência e tanto.

    Bjss


    Blog Adriane Quaresma

    ResponderEliminar
  4. Também gostava muito de visitar. É doloroso mas faz falta, para colocarmos as ideias no lugar. Adorei este post, parabéns mesmo! Penso que não conseguiria sair daí sem chorar, é realmente uma mancha muito negra na história. Um grande beijinho*

    http://www.healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aconselho toda a gente a visitar este lugar, caso tenham oportunidade!
      Sem dúvida! Às vezes perguntamo-nos "como é possível isto ter acontecido?" mas nem reparamos que acontecem coisas, atualmente, "semelhantes". Ou seja, isto não aconteceu de um momento para o outro, começou com pequenas coisas... Percebes o que eu digo?

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Quem me dera poder visitar esse lugar. Adorava mesmo!
    Deves estar a gostar imenso dessa viagem.
    Beijinhos!

    www.pipaboavaiela.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade, visita. Vai-te marcar para sempre!
      Estou a adorar! Ao início pensava que ia visitar mais os países aqui perto, mas tenho descoberto cidades incríveis aqui na Polónia e ainda não saí muito do país. Mas eu vou partilhando tudo convosco :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. obrigada pelo comentário <3
    o meu namorado quer muito lá ir! deve ser mesmo comovente

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Adorava conhecer este lugar, acho que deve ser super interessante!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/zaful-wishlist-review.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade, visita! Vai ser uma experiência incrível!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu imagino o sentimento dessa visita. Deve ter sido muito emocionante pois é caraterizado por um marco da história que marcou a humanidade.
    Bjnhs

    http://lifedetailsblog.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! É uma experiência boa e má ao mesmo tempo, como disse no post.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Tem um carga emocional extraordinária. Ninguém sai de lá a mesma pessoa! Também fui e fiz um post acerca de Auschwitz e Birkenau no meu antigo blogue :) (http://blacksheepx21.blogspot.pt/2015/11/when-in-auschwitz.html )

    Beijinhos*

    A Pa-trícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo! Fiquei super sensível durante o dia todo, principalmente quando estava a visitar o Campo de Concentração.
      Vou espreitar! Obrigada pela partilha!

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Hi! I see that you have a fantastic blog!
    I really like your design and that's how you write.
    I born and live in Poland.
    I like to be in touch with so great
    and inspirational blogs. That's why I wanted to ask
    follow for follow?
    I greet the warmth from Poland!
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi! First of all, thank you for your comment!
      It was so nice to know you're Polish. I love your country!!
      Sure! I'll visit your blog too :)

      Kisses

      Eliminar
  11. Gostava muito de lá ir! Era aluna de línguas e humanidades e em história A falávamos imenso sobre esse campo de concentração... Desde ai sempre fiquei muito curiosa :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que me fez querer tanto lá ir, desde sempre! Ter estudado o holocausto deixou um bichinho dentro de mim para saber mais e conhecer este tipo de lugares. É um marco triste da História mas precisa de ser estudado e conhecido para nunca cair em esquecimento!

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Arrepiei-me mal abri esta publicação. Um dos sítios que quero muito visitar. Tipo uma homenagem e uma forma de pedir desculpa a todos os que aqui ficaram. Desculpas pela humanidade em geral! Sei que vou chorar baba e ranho quando lá chegar mas quero muito! Obrigada pela partilha! beijo
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou sincera, eu pensava que ia chorar imenso mal pusesse lá os pés mas estava tão chocada com aquilo, tão petrificada que "entrei muda e saí calada". Senti imensa tristeza e pena dentro de mim. Acredita, não há nada que eu diga que vos possa explicar como me senti. Vocês, se puderem visitar este local, vão perceber o que senti...

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Quero muito visitar este sítio! Por toda a história que transmite e pela experiência que deve ser..

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo. Como tenho dito, é uma experiência incrível!

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Peço desculpa mas esse era um sítio onde nunca iria... é arrepiante.... de ver quanto mais imaginar o que lá se passou...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de pedir desculpa! Compreendo a tua opinião, é um local muito "pesado" e nem todos conseguem visitá-lo

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Também me arrepiei só de ler o teu texto e ver as fotografias! Acredito que seja uma experiência muito forte fazer esta visita, mas é sem dúvida algo que gostaria de fazer no futuro. Gostei imenso do post. <3
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muda a visão que temos das coisas... Este sítio altera-nos!
      Espero que consigas visitar um dia ♥

      Beijinhos

      Eliminar
  16. Arrepiante... eu não sei se teria a tua coragem... mas ao memso tempo tambem acredito que seja uma experiência enriquecedora.
    beijinhos
    https://acolorfulsilence.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está! Como expliquei no post, tem os dois lados da moeda, gostamos e não gostamos :/

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! A vossa opinião é sempre importante e muito bem-vinda. Responderei a todos os comentários aqui e/ou nos vossos blogs, por isso, deixem sempre o vosso link. Voltem sempre! ♥

FOLLOW ME ON INSTAGRAM @blogfashionmornings

FOLLOW ME ON FACEBOOK @fashionmornings